5 Benefícios do Backup na nuvem
5 Benefícios do Backup na nuvem
20/05/2017
Estratégias de backup em nuvem
Estratégias de backup em nuvem para pequenas e médias empresas
27/06/2017
7 Mitos sobre Backup em Nuvem

Quando eu digo às pessoas que possuo backup em nuvem ás vezes eles me olham com cara de surpresa, porque não acreditam que isso é realmente possível. Todos eles entendem o conceito de ‘backup’, mas apenas quando ele vem junto com a palavra ‘disco rígido externo (HD)’ ou pen drive USB. No entanto, backup em nuvem é um território completamente diferente.

A primeira preocupação que ouço muito é: como você pode confiar em uma empresa com todos os seus dados? Esse é um argumento justo e na maioria das vezes respondo: como você não pode fazer backup de seus dados? Ou: Como você pode fazer backup de seus dados apenas em um dispositivo externo que pode ser roubado ou danificado? O que acontece com os seus dados, então? Se eu não me sinto confortável com meus dados sendo enviados para um terceiro, posso usar técnicas de criptografia de arquivos para proteger meus dados de exibições não autorizadas. No entanto, muitos serviços de backup em nuvem oferece criptografia gratuita com sua assinatura.

Dito isto, há muitos equívocos que as pessoas pensam que são fatos sobre backup em nuvem e armazenamento em nuvem. Vamos tentar desmistificar um pouco e espero que no final deste artigo você tenha uma melhor compreensão de que o backup em nuvem é fundamental e não deve ser ignorado.

 

1. Backups em nuvem são lentos

Existem alguns serviços impertinentes que limitam sua banda larga (a velocidade que você pode carregar ou baixar dados). Quanto mais serviços limitam a banda larga de pessoas individuais, melhor podem distribuir a velocidade disponível se muitas pessoas usarem sua infraestrutura. No entanto, os serviços “bons” não fazem isso e permitem que faça o upload de seus dados tão rápido quanto sua conexão com a Internet o permite. Dito isto: o problema, em muitos casos, não é o provedor de backup e sim o seu ISP ou sua rede config ou seu próprio computador.

 

2. Serviços de backup em nuvem vai diminuir o meu computador

Alguns serviços podem consumir uma grande quantidade de recursos do CPU principal. Em nossos extensos testes descobrimos que o SugarSync e Backblaze estavam entre os melhores serviços quando se trata de alocação de recursos e uso geral da CPU. No entanto, um computador moderno é sempre recomendado para backups em nuvem, apesar deles serem projetados para executar em segundo plano.

 

3. Serviços de backup em nuvem não são confiáveis

Claro, que seus dados são extremamente valiosos e privacidade é de extrema importância, especialmente quando se trata de dados de negócios. É por isso que posso entender totalmente que é difícil confiar em uma empresa que não conheça para guardar seus arquivos mais preciosos. Portanto é necessário se certificar de que o serviço de backup em nuvem de sua escolha suporta a criptografia de arquivos.

Alguns serviços apenas criptografam arquivos do lado do servidor, mas é importante optar para o serviço que irá executar uma criptografia local também. Dessa forma, nem mesmo a empresa poderá ver os dados que você carrega.

 

4. Restaurações são lentas

Assim como eu mencionei antes com backups, restaurações também dependem muito de sua conexão com a Internet e levará muito tempo se o seu provedor de internet limitar sua velocidade de download. Normalmente, serviços de backup em nuvem não limitam a velocidade que você pode baixar seus arquivos. Alguns serviços permitem encomendar uma entrega expressa do disco rígido (HD) com todos os seus dados para que não seja necessário esperar fazer o download do backup.

 

5. Backup de disco rígido (HD) externo são suficientes

Como mencionado na introdução eu sou um crente firme de ter múltiplas cópias de segurança. Não pode e não deve confiar em um único recurso de backup. Dito isto, eu nunca recomendaria ninguém para confiar exclusivamente em serviços de backup em nuvem para suas necessidades de backup.

Sempre vou lutar por uma combinação de armazenamento de dados no local e offsite. Serviços de armazenamento em nuvem sendo parte integrante dessa estratégia. No entanto, muitas pessoas dependem de seus discos rígidos externos que são impraticáveis ​​e propensos à falha. Além disso, eles podem ser roubados ou facilmente danificados, o que resultará em perda de dados.

 

6. Backup on-line é terrivelmente caro!

Ele pode ficar caro se você está procurando backup de negócios on-line como esses serviços tendem a ter maiores redundâncias e serviços adicionais que são adaptados especialmente para as necessidades do negócio. No entanto, o backup do consumidor custa apenas uma fração do que um disco rígido externo custaria. Assim, não o backup em nuvem não é caro, a perda de dados é!

 

7. Armazenamento e backup é a mesma coisa

O backup de dados é diferente do armazenamento de dados. Um backup (geralmente) espelha os arquivos do computador em um meio de armazenamento (que pode estar na nuvem ou em um disco rígido externo). Portanto, sempre que excluir um arquivo no seu computador, ele também será excluído da sua pilha de backup. Os serviços de backup em nuvem não excluirão seus arquivos imediatamente, contudo, após um período definido (30 ou 60 dias a maior parte do tempo), eles o informarão sobre uma exclusão pendente. Agora no armazenamento em nuvem, é possível transferir um arquivo e excluí-lo do disco rígido (HD) e mesmo assim ele permanecerá na nuvem.

Como podemos ver, há um monte de serviços na Internet quando se trata de backup e armazenamento em nuvem. Muitos serviços permitem testar todas as suas características por 30 dias. Dessa forma, não confie em nada antes de testá-lo por si mesmo, e assim descobrir qual o melhor para suas necessidades.

 

Confira também: Estratégias de backup em nuvem para pequenas e médias empresas

Fonte: Cloudwards

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Dbios Back Office Service
Dbios Back Office Service
A DBios é uma empresa de tecnologia nas áreas de Gestão de Dados e Gestão de TI. Fundada em 1991, nosso objetivo é transformar dados em informações e prover ambientes de TI seguros e operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *