Sistema de PABX certo para sua empresa
Escolhendo o sistema de PABX certo para sua empresa
22/04/2017
5 Benefícios do Backup na nuvem
5 Benefícios do Backup na nuvem
20/05/2017
Melhor solução de backup para sua empresa

É fato: um dia o disco rígido (HD) do seu computador falhará.

Pode ser amanhã, pode ser daqui a alguns anos. Se tiver sorte ou estiver preparado, tendo uma boa solução de Backup, você não vai perder suas fotos preciosas ou documentos de trabalho tão importantes. Pode copiar seus arquivos para um disco rígido externo (HD Externo) ou em uma unidade na nuvem, em um servidor remoto hospedado em data center. Também poderia ter discos RAID (Conjunto Redundante de Discos Independentes) para redundância de hardware extra. Definitivamente recomenda-se que tenha um software executando uma rotina de backup periódica como o Windows Backup ou um que execute uma rotina continua como o Memeo e Acronis.

 

Então, qual a solução de backup que será mais adequada?

 

Disco rígidos internos e RAID

Solução de Backup - Disco Rigido Interno

Tendo várias unidades de disco rígido no seu computador – opção geralmente apenas para desktops (computadores de mesa) e servidores – é uma das soluções mais simples, embora tenha seus problemas. Obviamente se o computador for danificado, roubado ou perdido você perde tudo. Tendo uma unidade interna extra, a redundância será somente para o seu disco rígido principal, podendo restaurar rapidamente seus dados. Você pode usar uma solução de backup disco a disco tradicionais como o Backup do Windows, mas muitas pessoas preferem uma solução RAID. Quando usado para confiabilidade, o RAID espelha os dados em várias unidades automaticamente; se um deles falhar os backups são recuperados instantaneamente e automaticamente com nenhum tempo de inatividade.

O True RAID requer um controlador de disco rígido no seu PC ou servidor que o suporta e que só estão disponíveis em uma seleção limitada de sistema de desktopTambém é possível criar uma configuração RAID de software em Linux e Windows. Se quiser tirar o máximo proveito, você também deve ter unidades com a mesma capacidade, caso contrário ele usa um modelo com o menor denominador comum. Por exemplo, se deseja criar uma unidade espelhada (RAID 1) e tiver uma unidade de 1TB e outra de 2TB no seu PC ou servidor, a unidade de espelho mesclada será de 1TB.

Nota final: uma partição não é uma unidade. Muitos computadores vêm com múltiplas partições; por exemplo, um único disco rígido físico que é dividido em dois discos rígidos virtuais. Então você tem de nomear uma unidade “C:” e uma unidade “D:”, mas apenas um disco físico. Isso tem seus usos para a recuperação de dados devido à exclusão acidental e à restauração do sistema de fábrica – você pode armazenar todos os seus dados na segunda partição e formatar o primeiro – mas não protege contra falhas de hardware.

 

Vantagens e Desvantagens: Solução de Backup Disco Rígido Interno

Vantagens

É rápido.

Está sempre lá.

No caso do RAID é automático e contínuo.

 

Desvantagens

Ele não protege contra a perda total do computador.

RAID não ajuda com apagamento acidental de arquivos apenas falha de hardware.

Em caso de falha no disco rígido, obter seus dados de volta pode ser muito difícil.

 

Discos rígidos externos (HDs Externos)

Solução de Backup - HD Externo

De longe, os discos rígidos externos é a solução de backup mais popular, baratos e fáceis de usar. Combinados com software de backup automatizado eles podem manter uma segunda cópia de seus arquivos importantes que são fáceis de transportar para um novo PC ou servidor para a recuperação dos dados. Graças ao USB 3.0 que são rápidos os backups não devem demorar mais do que algumas horas, mesmo para o backup inicial. No entanto, eles têm suas desvantagens.

O disco rígido externo muitas vezes acaba caindo ao movê-lo para conectar na máquina para realização do backup e assim sua vida útil pode ser menor do que um disco rígido interno. Mais importante ainda, você precisa se lembrar de mantê-lo conectado durante a realização do backup. Isto pode parecer óbvio, mas as pessoas perdem regularmente seus backups por esse motivo.

 

Vantagens e Desvantagens: Solução de Backup Disco Rígido Externo (HD Externo)

Vantagens

É barato.

É fácil de entender.

É portátil e muito fácil de recuperar dados de um novo PC.

 

Desvantagens

Você precisa conectá-lo ao computador no momento do backup.

Capacidade limitada pode impedir backups completos do sistema.

Sem redundância de hardware adicional.

Pode ser facilmente extraviado (perdido).

Pela mobilidade é passível de quedas e danos.

 

Armazenamento em rede (NAS)

Solução de Backup - NAS

Ao invés de conectar em seu computador os dispositivos NAS conectam em sua rede. Isso os torna um meio de armazenamento compartilhado que é perfeito para vários computadores. Hoje em dia, o termo “armazenamento ligado à rede” também é um termo impróprio; mesmo NAS de baixo custo têm funções de servidor substanciais, incluindo serviços de arquivos e serviços de mídia web e até mesmo outros serviços de aplicação.

Você pode fazer backup de vários PCs sem ter que carregar o NAS de um para o outro. Ele pode armazenar mídia e arquivos para seus players de mídia de rede. É possível criar uma configuração RAID em um NAS multi-drive, mesmo se uma das unidades no NAS falhar nada é perdido. Ele está sempre presente para todos os computadores em sua rede. Alguns têm até recursos embutidos na nuvem para que você possa acessar seu armazenamento de qualquer lugar.

 

Vantagens e Desvantagens: Solução de Backup NSA (Armazenamento em rede)

Vantagens

Acesso de múltiplos computadores.

Sempre disponível.

O RAID protege contra falhas de hardware.

Muitas vezes tem extensa mídia e funcionalidade de servidor de aplicativos.

 

Desvantagens

Caro para configurar inicialmente

Pode ser um pouco técnico.

Pode ser mais lento que o USB, especialmente por Wi-Fi.

 

Armazenamento na nuvem

 

Solução de Backup - Armazemento em NuvemCom o armazenamento na nuvem, seus arquivos importantes são enviados pela Internet para um servidor hospedado em data-center de alta disponibilidade. Isto tem consideráveis vantagens, onde o maior é que mesmo se sua casa ou escritório sofrer algum acidente como catástrofes naturais, incêndios ou destruição total você pode recuperar seus dados. Você também pode recuperar seus dados de qualquer lugar e é gerenciado por profissionais que mantém vários servidores com redundância massiva e tempo de atividade contínuo. Simplesmente se você fizer backup na nuvem nunca precisará se preocupar em perder seus dados.

A desvantagem é que o backup inicial pode ser um processo que pode literalmente levar semanas e utilizar totalmente sua cota de banda larga mensal. Os backups subsequentes são mais rápidos, uma vez que apenas atualizam arquivos novos e alterados, mas você ainda estará usando um monte de dados. A recuperação é mais rápida, uma vez que o download de banda larga geralmente é mais rápido do que o upload, mas ainda pode levar muito tempo.

 

Vantagens e Desvantagens: Backup na nuvem (Armazenamento em nuvem)

Vantagens

Segurança de dados quase total.

Os dados estão disponíveis em qualquer lugar.

 

Desvantagens

Você tem que pagar uma taxa de assinatura.

A performance do backup depende da velocidade do link internet (download e upload)

 

Então, para onde devo ir?

Em última análise, a resposta depende de quanto você está disposto a pagar. A solução barata e fácil é o disco rígido externo, mas pode ser propenso a falha e exige que você se lembre de conectá-lo para backup. O fator de esquecimento não pode ser descartado. Ocasionalmente você irá se esquecer de conectar uma unidade externa, a menos que você a deixe permanentemente conectada.

Unidades internas podem funcionar também, mas eles podem ser muito técnicos para configurar, exigem hardware específico e a recuperação pode ser muito difícil. As configurações RAID protegem você contra as falhas de hardware, mas não o apagamento acidental. NAS é uma solução melhor, especialmente aqueles com várias unidades configuradas em um RAID. A chance de falha de hardware pegá-lo desprevenido é muito pequeno. As soluções de backup na nuvem são a segurança máxima, uma vez que estas são armazenadas fora do local e gerenciadas por profissionais.

 

Fonte: APCMAG

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Dbios Back Office Service
Dbios Back Office Service
A DBios é uma empresa de tecnologia nas áreas de Gestão de Dados e Gestão de TI. Fundada em 1991, nosso objetivo é transformar dados em informações e prover ambientes de TI seguros e operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *