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Atendimento de qualidade: 5 dicas para encantar seus clientes

Postado em 15/01/2020

Quando falamos sobre o relacionamento entre empresas e público consumidor, estamos na verdade falando sobre pessoas que interagem em diversos níveis e de diversas maneiras. Afinal, empresas também são feitas de pessoas, cada qual com sua bagagem particular e necessidades que podem dimensionar e direcionar esse relacionamento e a comunicação em geral. É por isso que o atendimento ao cliente é uma das atividades mais importantes dentro de uma organização. Podemos dizer, inclusive, que o atendimento faz toda a diferença no sucesso de uma empresa. Tendo isso em vista, procuramos com este artigo separar cinco dicas essenciais que sua empresa deve seguir para prestar um bom atendimento e conquistar de vez o coração de seus clientes. E, como consequência, vender cada vez mais. Vamos às dicas?

Conheça o seu cliente

Antes de prestar atendimento, procure saber tudo sobre o seu cliente - ou, pelo menos, o máximo possível. Isso ajudará muito na hora de estabelecer e manter um bom diálogo com ele. Na maioria das vezes é muito difícil obter informações específicas e pessoais sobre cada cliente, mas basta que haja diretrizes gerais sobre o perfil de pessoa que procura a sua empresa.

Trate sempre muito bem o seu cliente

Cordialidade é a palavra de ordem em qualquer bom atendimento. Comunique-se sempre com um sorriso no rosto e sem transparecer quaisquer impressões e sentimentos pessoais. Além disso, evite ao máximo fazer o cliente esperar - se isso for estritamente necessário, explique os motivos e peça desculpas. Jamais levante a voz e dê ordens para o cliente.

Diga sempre a verdade

Em um atendimento ao cliente, não há espaço para meias-verdades, omissões ou inverdades. A empresa deve sempre dizer a verdade ao seu cliente, mesmo que isso signifique assumir erros e equívocos passíveis de algum tipo de ônus. É muito melhor para o cliente e para a imagem da empresa assumir seus erros do que insistir em falsidades que acobertem problemas.

Comunique-se de forma clara, direta e assertiva

Evite rodeios ao se comunicar com o cliente durante um atendimento - vá sempre direto ao ponto, mas sem evidenciar demais a frieza da objetividade. Recomenda-se também usar frases positivar em lugar de negativas. Assim, quando for preciso dizer algo como “isso não será possível”, prefira dizer “isso está fora de nosso alcance”, ou construção similar que seja assertiva e positiva, mas que contenha em si a posição negativa.

Ouça sempre o que o cliente tem a dizer

Qualquer um gosta de ser ouvido - especialmente um cliente disposto a falar. É importante, assim, estar sempre pronto a ouvir o que o cliente tem a dizer, o que demonstra respeito e consideração, e faz com que ele se sinta valorizado. Além disso, o que o cliente diz é conteúdo de extrema valia para a empresa, configurando feedback qualificado sobre produtos, serviços e o posicionamento da empresa perante o mercado e seu público. A tecnologia também é um componente essencial para um bom atendimento - e é por isso que a DBios procura sempre oferecer o melhor serviço para seus clientes e parceiros. Procure-nos para uma conversa!

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