As onipresentes redes wi-fi são hoje nossas companheiras em todos os momentos, seja em casa, no trabalho ou mesmo em lugares públicos, como praças, parques e cafés. Essa amplitude de utilização demanda que se estabeleçam protocolos de segurança para a implantação e utilização dessas redes - coisa que, na maioria das vezes, não acontece de forma satisfatória.
Roubo de senhas e dados sigilosos (como informações bancárias, por exemplo), invasões de diretórios particulares e o uso de conexões alheias sem permissão são alguns exemplos do que pode acontecer em decorrência de falhas de segurança e, principalmente, de comportamentos que colocam essa segurança em risco. Tendo tudo isso em vista, separamos neste artigo quatro dicas essenciais para melhorar a segurança de sua rede wi-fi, seja em casa ou em ambiente corporativo. Acompanhe!
Alterar nome da rede e senhas
A mais básica das orientações de segurança digital é: alterar com frequência os dados de acesso. Nesse caso, falamos do nome da rede wi-fi e da senha utilizada pelos usuários para acessá-la. No caso da senha, utilize uma que seja longa e complexa, o que dificulta muito que seja quebrada.
Manter equipamentos seguros e atualizados
Os fabricantes de equipamentos de rede - em que estão inclusos os famigerados roteadores wi-fi - estão sempre atualizando os protocolos de segurança de seus produtos, seja na parte “física”, de hardware, quanto em relação ao firmware. Assim, é muito importante utilizar equipamentos mais novos (e, por consequência, mais seguros). E, mesmo com um equipamento novo, é também importante mantê-lo atualizado com a última versão do firmware, que geralmente traz correções e adequações de segurança.
Desative os acessos remotos
Ainda falando sobre equipamentos de rede, muitos deles vêm com funções ativadas por padrão, de fábrica - e pode ser que alguma configuração de acesso remoto aos controles esteja ativada. Isso significa que um operador externo poderia facilmente acessar seu equipamento por meio desse tipo de porta de acesso remoto, podendo causar uma série de danos. Para evitar esse tipo de transtorno, é altamente recomendado que você acesse as configurações do roteador e desative qualquer função que permita o acesso remoto a serviços previamente programados.
Utilize um serviço de VPN
Redes VPN funcionam como se fossem redes locais e privadas que são acessadas “antes” que se acesse a rede externa, se portando como se fossem redes protetoras de sua rede wi-fi. O serviço de VPN cria redes virtuais que mantém nelas acessos indesejados, que não conseguem acessar seus arquivos e nem utilizar sua conexão. Serviços de VPN são altamente recomendados para a melhoria da segurança em quaisquer tipos de redes ou conexões. Porém, para utilizá-lo é necessário contratar uma empresa que o forneça a custos mensais. Mas o investimento certamente é compensado pela tranquilidade em saber que seus dados estão protegidos. Segurança de rede e dados é assunto muito sério para você e para a sua empresa - é por isso que a DBios trabalha muito para oferecer as melhores soluções em TI e estrutura de rede, com foco em segurança. Fale com a gente e conheça um pouco mais do nosso portfólio!