Novidades
Gestão de TI

Wireless corporativo: como garantir a segurança da minha rede?

Postado em 07/02/2019

Faça o seguinte exercício: como seria a rotina em sua empresa não fosse a tecnologia - computadores, impressores, rede e internet? Estranho, não é mesmo? É impossível negar o quanto a tecnologia mudou a rotina das empresas de forma geral. E uma dessas tecnologias revolucionárias - o wireless - é o assunto de nosso artigo de hoje. Acessar a rede ou a internet por meio de ondas ao invés de quilômetros de cabos foi uma troca excepcional dentro de qualquer meio corporativo. Além de facilitar o trabalho e agilizar processos, o wireless corporativo evita a manutenção de cabos, que exige tempo e muitos recursos. Apesar disso, uma rede wireless exige cuidados, principalmente em ambientes corporativos, em que a segurança de dados é palavra de ordem. Uma boa senha não garante a segurança de uma rede! Por isso, separamos cinco dicas essenciais para que você garanta a segurança de sua rede corporativa. Siga:

Configure corretamente a rede wireless

Como já pontuamos antes, não basta configurar uma senha reforçada para manter sua rede segura. É preciso lançar mão de artifícios, como criptografia e protocolos de segurança, como WEP, WAP e WPA2. Este último é a opção mais recomendável, por se mostrar altamente seguro e até então praticamente inviolável. Outra dica importante dentro das configurações é desabilitar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), o que dificultará ainda mais a vida do invasor, impondo-lhe barreiras e percalços complicados de se transpor.

Altere o nome da rede e a senha com frequência

Assim que a rede for instalada, é necessário alterar o nome “de fábrica” da rede por outro que seja condizente à corporação, pois os invasores profissionais conseguem ter informações dos modelos dos equipamentos apenas por meio desses nomes padrão. Também é recomendável alternar essas configurações de tempos em tempos, bem como a senha de acesso, para aumentar a segurança.

Mantenha os roteadores atualizados

Os principais fabricantes de equipamentos de rede costumam disponibilizar atualizações constantes do firmware de seus roteadores, com o principal intuito de melhorar e potencializar seus protocolos de segurança. Claro, é essencial que você fique sempre de olho nessas atualizações e mantenha os roteadores rodando sempre a versão mais atualizada do firmware.

Limite o acesso à rede wireless

Uma ação em âmbito corporativo para melhorar a segurança da rede wireless é segmentar o acesso - ou seja, limitar as permissões de conexão à rede para setores estratégicos e colaboradores específicos (e confiáveis). Quanto maior o universo de pessoas que acessam uma rede, mais vulnerável ela fica, por conta do comportamento diverso dessas pessoas ao utilizar a internet.

Mantenha um firewall ativo e bem configurado

Por fim, é fundamental que a rede wireless de uma empresa possua um firewall robusto, bem configurado e que permaneça sempre ativo. A ideia é proteger a estrutura de rede de acessos externos e conexões suspeitas e não identificadas por meio de filtros e barreiras. Todas essas dicas são parte fundamental do escopo de trabalho da DBios, que fornece serviços de TI para empresas de todos os tamanhos e com todos os tipos de necessidades. Acesse nosso portfólio de produtos!


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS