Contar com uma rede de computadores conectada à internet não é mais privilégio de grandes empresas. Hoje, grande parte das organizações baseia seus processos em tecnologias de acesso remoto - o que acabou por trazer outras necessidades: a de segurança. E não estamos falando de vírus, e sim de invasores, que podem trazer grandes prejuízos a qualquer organização desprevenida.
Simples softwares de antivírus não conseguem lidar com essa ameaça, uma vez que ela vem de fora, acessando os sistemas privados por meio das conexões com a internet e, a partir disso, obtendo controle estratégico de informações. A solução é a implantação de um firewall robusto e eficiente.
Tendo isso em vista, temos uma das principais regras de segurança de rede: se há conexão, tem de haver um firewall. Separamos cinco das principais razões para isso - acompanhe e avalie hoje mesmo a implantação de um firewall na rede de sua empresa!
Bloqueio de intrusos
Uma das principais funcionalidades de um firewall é o bloqueio de intrusos, ou seja, invasores que tentam acessar sistemas alheios via conexões remotas. A ferramenta funciona como uma “portaria” que vigia todos os pontos de entrada, fiscalizando todos que solicitam acesso e bloqueando as tentativas maliciosas. Uma invasão de computadores em nível doméstico já pode ser considerada um fato grave - em uma empresa, então, o nível de alarme se multiplica. Isso porque a posse de dados de uma empresa por parte de pessoas mal-intencionadas pode causar prejuízos muito graves.
Dados do invasor
Ainda na seara da proteção contra invasões, uma função bastante útil de um firewall é a coleta dos dados de quem tenta acessar os sistemas e arquivos de forma remota e é bloqueado. Tais informações servem para identificar a origem dos ataques e algumas vezes até mesmo a identidade de quem tentou acessar de forma irregular. De posse desses dados, a empresa pode diagnosticar pontos de vulnerabilidade e aprimorar a segurança do sistema como um todo.
Controle sobre a rede
Um bom firewall permite aos gestores um controle amplo e irrestrito sobre a maior parte das atividades que ocorrem dentro da rede corporativa. Por exemplo, é possível determinar os locais de acesso e endereços da internet permitidos para cada colaborador ou grupo de colaboradores, o que reforça ainda mais a segurança dos dados da empresa e melhora a produtividade dos funcionários.
Também é possível delimitar a banda de dados para os usuários, evitando sobrecarga no link, lentidão em toda a rede e, claro, desperdício dos recursos gastos com conexão.
Controle sobre softwares
Alguns softwares funcionam conectados à internet, em maior ou menor grau - Skype, Outlook e até mesmo alguns jogos são alguns exemplos. Com um firewall é possível controlar o acesso à internet desses softwares, evitando que usuários/colaboradores os utilizem de maneira inadequada no ambiente de trabalho.
Além disso, é possível monitorar o envio e recebimento de e-mails via Outlook, mantendo a integridade dos canais de comunicação corporativos e prevenindo contra possíveis usos inadequados da ferramenta.
Prevenção sobre comportamentos nocivos
Falando em usos inadequados, é bastante possível que alguns dos usuários de determinada rede, mesmo sem saber, tenham comportamentos nocivos perante a certos tipos de e-mails e sites da internet, que podem conter vírus e outras aplicações maliciosas. Ao clicar em um desses links, o firewall imediatamente detecta a ameaça e a bloqueia.
Como vimos, o firewall é uma aplicação versátil e cheia de funcionalidades diversas que possuem o intuito principal de proteger o seu patrimônio digital. Ou seja: é imprescindível para qualquer empresa! Entre em contato com a DBios para conhecer um pouco mais dos nossos serviços - e trabalhe tranquilo!