Algumas empresas têm como uma de suas principais atividades o contato direto com o consumidor, geralmente via base de dados que contém informações como nome completo, endereço, telefone e e-mail. Trata-se de um procedimento estratégico para alguns tipos de negócio, tal qual financeiras (contatos para cobranças), operadoras de telecomunicações (oferta de pacotes de serviços), vendas, dentre muitos outros tipos. A importância desse contato com o cliente de forma efetiva é tanta que, caso esse procedimento não tenha êxito, é prejuízo na certa - tanto de tempo quanto de investimento e esforço humano. Para que isso não aconteça, é necessário que a base de dados esteja “higienizada”, ou seja, que contenha informações corretas e precisas em todos os registros.
Higienização de dados - o que é?
Uma base de dados é alimentada por meio de inserção de informações a partir de uma infinidade de fontes diferentes, utilizadas por centenas de milhares de pessoas, que digitam de formas diferentes e cometem erros de digitação, de padronização, dentre muitos outros. Sabe quando falta aquele ponto no CPF, a barra na data de nascimento e o “9” na frente do número de celular? Tudo isso gera ruído e dificulta - muitas vezes até impossibilita - o contato efetivo. A higienização de dados é um procedimento que lida com todos esses problemas de cadastro em bases de dados, cujo escopo não se restringe aos exemplos que listamos acima. Existem muitas outras variáveis que são alvo da “limpeza pesada” feita pelos procedimentos de higienização, como por exemplo:
- Duplicidade, tanto de entradas (dados específicos) quanto de cadastros inteiros;
- Números de CEP errados ou com formatação inadequada;
- Números de telefone errados ou com formatação inadequada;
- Validação de dados, como a comparação entre o número do CPF e nome do titular e o número do CEP com o endereço;
- Correção de erros de digitação;
- Correção e adequação de nomes, eliminando ou inserindo abreviações.
O processo de higienização cadastral pode ser customizado, ou seja, formatado de acordo com as necessidades da empresa, em função das variáveis a serem analisadas, corrigidas e adequadas conforme padrões estabelecidos na hora da contratação.
Benefícios da higienização de dados
Bases de dados desatualizadas e fora de padrão impactam diretamente na geração de negócios de qualquer organização, ao gerar ruído e até mesmo impedir o contato efetivo com seus clientes ou prospects. Nesse sentido, ao contratar um serviço de gestão de dados dessa natureza, a empresa terá garantida a sua capacidade de comunicar-se com sua base de clientes, o que gera economia de tempo, pessoal e recursos. Além disso, gerir os dados de clientes e prospects, mantendo-os sempre atualizados, padronizados e alinhados às necessidades da empresa é uma ação altamente estratégica, pois permite conectar-se com contatos qualificados, ou seja, que mostram potencial para comportar-se de forma positiva ante sua marca e seus produtos. Se a sua empresa lida com base de dados e tem a necessidade de manter contato com clientes e prospects, conheça as melhores soluções de gestão de dados do mercado, oferecidas pela DBios! Agende um contato conosco, conte-nos suas necessidades!