Novidades
Gestão de TI

Home Office: Dados e dicas valiosas para o trabalho remoto

Postado em 13/04/2020

Empresas e profissionais se deparam hoje com um grande desafio: o home office, ou trabalho remoto em larga escala. Entenda quais são os benefícios e desafios deste sistema e conheça algumas dicas valiosas para você e sua empresa!

A pandemia de covid-19, doença causada pelo popularmente conhecido como coronavírus, mudou a vida de todo mundo. Diante do risco de disseminação descontrolada da doença e de uma escalada de mortes, muitas empresas optaram por adotar o trabalho home office para os seus funcionários. Esse cenário trouxe à tona muitas discussões sobre como trabalhar home office em 2020. Desafios e benefícios deste sistema tomam conta das reuniões - todas online, claro. Afinal, como devemos nos comportar diante dessa nova situação de trabalho? Pretendemos, com este artigo, pontuar os principais desafios e benefícios de se trabalhar home office em 2020, mais três dicas de como fazer isso da melhor maneira possível!

Dados e definições rápidas

Desafios e benefícios

Três dicas valiosas

Antes de prosseguirmos, separamos a seguir alguns artigos que podem ser bastante úteis para você e para a sua empresa nestes tempos de crises e incertezas:

Como medir a produtividade da sua equipe?

Home office: dados e definições rápidas

Pode parecer um despropósito tentar definir o que é “home office”, uma vez que o termo já está bem consolidado no mercado. Trata-se, afinal, de executar funções profissionais fora das instalações formais de uma empresa: em casa, em um café ou em um coworking. Um dado relevante foi levantado pela SAP Consultoria: profissionais atuando em condição de home office eram, em 2018, 32% do mercado. Em 2019, esse índice pulou para 35%, confirmando tendência de elevação. Uma outra pesquisa com empresas brasileiras, dessa vez da SOBRATT  (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades), mostra que, dentre as companhias entrevistadas, 45% conta com funcionários que executam pelo menos parte de suas atividades em casa, de forma remota. A mesma pesquisa revela que 15% das empresas entrevistadas estão avaliando a adoção desse modelo de trabalho, o que se faz evidência concreta de que o home office é tendência ascendente no mercado brasileiro.

Home office: desafios e benefícios

Claro, toda e qualquer nova tendência traz consigo agregados muitos benefícios - mas também desvantagens e desafios a serem superados. Com o home office não poderia ser diferente!

Desafios do home office

Trabalhar em casa em regime de home office pode ser uma tarefa extremamente complicada se o profissional tem filhos, animais de estimação e outras distrações, como celular, internet e séries de TV. Cabe aqui exercitar a capacidade de se concentrar e a força de vontade para deixar de lado as tentações da vida cotidiana. Além disso, outra dificuldade a ser transposta é a dificuldade em compreender quais são os momentos de trabalho e quais são os momentos de descanso. Muitos profissionais que começam com home office relatam desgaste e cansaço extremo no início, justamente por não conseguir dosar as duas situações. Por fim, é necessário avaliar se você, como profissional, possui um tipo de perfil que necessite estar com outras pessoas, interagindo e integrando no mesmo ambiente. Entender isso é fundamental para saber se você serve ou não para esse tipo de trabalho.

Benefícios do home office

A primeira coisa que vem em mente com relação a trabalhar home office é: sem precisar se deslocar para o trabalho, economiza-se tempo - como o gasto no trânsito ou no transporte público - e dinheiro, gasto em excesso com alimentação fora de casa e também com combustível e passagens. Outros aspectos positivos do home office são a autonomia e liberdade conquistados, uma vez que o profissional pode fazer seus próprios horários e a maneira com que executa as atividades - desde que as entregue com qualidade e dentro dos prazos. Algumas atividades profissionais podem ser desempenhadas de forma remota sem grandes (ou nenhuma) adaptação, como são alguns serviços de TI, a exemplo de back office ou outsourcing de TI.

Home office: 3 dicas valiosas

Tendo em vista os já mencionados desafios e benefícios de se trabalhar remotamente, separamos 3 dicas essenciais para você se adaptar bem a esse novo sistema. Acompanhe!

1 - Crie uma rotina

Uma rotina bem definida - mesmo estando em casa - ajuda muito a adaptar-se ao trabalho remoto e evitar distrações. Faça todo o ritual que seria normal em um dia de trabalho na empresa: acorde, tome banho, tome café, vista-se e comece a desempenhar suas atividades.

2 - Estabeleça períodos de descanso

Nosso corpo e mente trabalham bem de 90 a 120 minutos seguidos, até precisar de um descanso. Tendo isso em mente, faça intervalos dentro desses períodos, onde você pode encaixar lanches, conversas informais e até mesmo um episódio de série.

3 - Trabalhe em um espaço adequado

Tenha um espaço dedicado ao trabalho, em casa. O ideal é que seja um cômodo só para isso, mas não sendo possível, vale o canto da mesa onde você deixa o notebook e o resto dos materiais - sempre organizados, claro. Procure também trabalhar em ambientes silenciosos, ou pelo menos naqueles períodos do dia em que há menos ruído e circulação de pessoas. Evite tudo o que pode distraí-lo e fazer com que você pare com suas atividades.

Como está sua experiência de home office?

Queremos, agora, saber de você: como está a sua vida profissional em tempos de afastamento e home office? Compartilhe com a DBios as suas experiências, desafios e conquistas nesse período de quarentena!  


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS