Nos dias atuais, empresas e organizações possuem necessidades bastante específicas com relação a TI - principalmente no quesito de disponibilidade de serviços de dados e acesso a redes locais e internet. Muitas empresas, inclusive, operam exclusivamente em ambientes conectados, como startups e desenvolvedores de aplicações. Diante desse cenário, como tais organizações operam para resolver problemas em TI?
Essa é uma pergunta-chave, pois atividades de suporte que contemplem a simples resolução de problemas após eles acontecerem, conhecidas como “break-fix” - podem estar com os dias contados. Há uma tendência atual de mercado, adotada já por muitas empresas, que privilegia ações em caráter preventivo. Tal movimento é conhecido como MSP (Managed Service Provider), que pode ser traduzido de forma livre como provedores de serviços gerenciados.
Como funcionam os MSP - Managed Service Provider?
Os serviços de MSP podem ser definidos como uma série de práticas baseadas em preceitos de prevenção: ou seja, ações contínuas que preservam a integridade dos sistemas e da disponibilidade de servidores e redes, diminuindo as chances de problemas. A principal atividade dos serviços de MSP é o monitoramento de todos os ativos em TI da empresa, buscando assim uma prevenção a todo tipo de problema e a potenciais riscos ao bom funcionamento dos sistemas. O intuito é também fazer com que os sistemas permaneçam disponíveis em um índice próximo de 100% do tempo, garantido assim que o esforço de trabalho das equipes especializadas seja aplicado em atividades de produção e desenvolvimento internos, o que promove um ganho de tempo, produtividade e economia de recursos. Em suma, os serviços gerenciados não são uma tecnologia em si, mas sim um modelo de negócio e de serviço prestado, uma filosofia sobre como tratar a questão da manutenção do aparato tecnológico das organizações.
O que as empresas ganham com os serviços gerenciados?
Conforma já apontamos, um dos principais benefícios relacionados ao uso dos MSP (Managed Service Provider) é a possibilidade de as equipes internas de TI focarem o seu trabalho em atividades de progressão tecnológica, ao invés de se prestarem apenas a “apagar incêndios”. Outra grande vantagem é a redução de custos, uma vez que a contratação de serviços gerenciados ajuda a manter o quadro enxuto. Além disso, a natureza preventiva dos serviços gerenciados contribui para o desenvolvimento da tecnologia e da própria empresa como um todo, pois ao identificar possíveis pontos críticos, permite que tais aspectos sejam trabalhados com melhor atenção, desenvolvendo-os e aprimorando todo o aparato tecnológico. A DBios é uma empresa que professa essa filosofia de serviços gerenciados, disseminando esse tipo de ação por todo o seu portfólio de produtos em suporte tecnológico. Se a sua empresa já possui essa identidade tecnológica e digital, é certo que se beneficiará com o que a DBios tem para oferecer. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços!