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Gestão de TI

O que é Suporte em TI e quais os benefícios?

Postado em 20/08/2019

No jargão corporativo, os nomes são muitos - alguns informais e outros mais formais: “Suporte Técnico em TI”, “Suporte Técnico”, ou apenas “Suporte”. A regra tácita é: qualquer problema que apareça, chama o Suporte. Mas será que sabemos o que é o Suporte Técnico em TI e como funcionam os seus serviços dentro de uma empresa? Vamos descobrir agora! Antes, é preciso “afunilar” a nossa abordagem. Uma equipe de Suporte Técnico presta assistência especializada em qualquer atividade que necessite de serviços desse tipo - por exemplo, assistência para maquinário industrial. Assim, podemos definir Suporte Técnico como prestação de assistência intelectual, tecnológica e material a qualquer segmento.

O que é o Suporte Técnico em TI?

O Suporte Técnico em TI faz a mesma coisa, com a exceção de atuar somente na área de tecnologia - ou seja, sistemas, aplicativos, redes e infraestrutura, todos ligados à informática e gestão de dados. Trata-se de um setor cuja atividade é altamente estratégica, pois de seus técnicos depende o bom funcionamento de sistemas e máquinas vitais para o funcionamento de uma organização. Em nível organizacional, o Suporte Técnico em TI subdivide-se em duas áreas distintas: Help Desk e Service Desk. Embora muitas pessoas pensem que se trata da mesma coisa, as duas áreas possuem diferenças em nível de complexidade e momento do atendimento. Explicamos: Help Desk é quem atende o usuário no primeiro contato, geralmente resolvendo questões simples de usabilidade, falta de acesso e situações afins. Service Desk é quem recebe casos mais complexos, além de trabalhar a inteligência do setor em prol da estratégia de tecnologia da empresa, fornecendo conhecimento e know-how.

Suporte Técnico em TI: quais os benefícios?

Considerando a atuação do Suporte tanto em âmbito interno quando para o público externo (consumidor), um dos principais benefícios de implantar e manter um setor de Suporte Técnico em TI é a garantia de que colaboradores e usuários têm as melhores condições de trabalho e de uso de produtos. Isso fatalmente traz benefícios de produtividade, vendas e percepção de marca. Outra vantagem é a estratégica - da qual já mencionamos aqui. Uma equipe de Suporte Técnico em TI qualificada e treinada pode extrapolar o simples atendimento de falta de acesso à internet, podendo ajudar a traçar metas e caminhos para melhorias tecnológicas - algo de extrema importância, se considerarmos a alta competitividade que impera no mercado. O gestor também pode considerar terceirizar o Suporte Técnico em TI e observar ainda mais benefícios, principalmente na folha de gastos. Entre em contato com a DBios, agende uma conversa e conheça todas as nossas soluções em TI - com certeza poderemos ajudar a sua empresa a alcançar a excelência!


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