Novidades
Gestão de TI

Saiba qual a diferença entre Firewall e Antivírus

Postado em 28/08/2019

Trabalhar totalmente conectado é hoje uma realidade incontestável - seja por meio de seu computador, notebook, celular ou tablet. E, estar conectado significa estar ativo em uma rede de dados, por meio da qual passam milhões de bits de informação. Acontece que nem sempre esses dados são benéficos para o seu equipamento. Como já deu para perceber, estamos falando de um enorme ecossistema de vírus, com uma imensa variedade de tipos, formas de atuação e níveis de gravidade. Muitos deles, aliás, podem fazer grandes estragos em seu computador, danificando-o e roubando dados importantes. Imagine então o que os piores vírus podem fazer com os sistemas de sua empresa! Prejuízo na certa. Contra esse tipo de perigo, temos duas armas bastante eficientes: o antivírus e o firewall. Mas, você sabe qual é a diferença entre uma e outra? Trazemos, neste artigo, alguns dos principais pontos nos quais devemos prestar atenção para entender quando devemos utilizar antivírus e quando devemos utilizar um firewall.

Firewall e antivírus: conceitos e diferenças

Para começarmos a entender quais as diferenças entre um e outro, devemos primeiro nos atentar para os conceitos. Antivírus são softwares desenvolvidos para fazer uma varredura no registro do sistema em busca de programas maliciosos de toda sorte, e remover o quanto for possível dessas ameaças. Os sistemas de firewall também são softwares, mas com uma função diferente: bloquear o acesso a redes e a “passagem” de dados. É como se o firewall fosse uma espécie de sentinela em frente a diversas portas de um equipamento conectado, pelas quais entram e saem dados a todo momento. O firewall pode, inclusive, alertar sobre conexões não autorizada e ficar “de olho” em um determinado tipo de dado que tente entrar. Assim, como já podemos entender, antivírus e firewall - apesar de possuírem a mesma missão, que é proteger o seu equipamento e suas informações - atuam em escopos diferentes. Cada qual em seu campo, antivírus e firewall desempenham diferentes funções em um sistema, seja ele doméstico, corporativo, e até mesmo mobile.

Firewall e antivírus em sua empresa: como gerir?

No caso de sistemas corporativos, é muito importante que antivírus e firewall atuem em conjunto para prevenir contra invasões, ataques e comportamentos perigosos por parte de funcionários, bem como para remediar contra programas maliciosos que já estejam instalados. Ou seja: escolher implantar um ou outro não é uma opção segura. Uma dica importante é: mantenha sempre todos os sistemas atualizados, em especial antivírus e firewall. Muitos desses sistemas são desenvolvidos constantemente, e cada nova atualização significa melhorias nos processos e mais segurança na forma de correção de bugs e falhas críticas. Para saber mais sobre sistemas corporativos e como protegê-los, entre em contato conosco! A DBios terá um imenso prazer em conversar e procurar entender quais são as suas necessidades - e, claro, entregar uma solução eficiente!

Conheça a solução de Outsourcing de TI da DBios e mantenha seus equipamentos sempre seguros!


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS