Qual o patrimônio mais importante e valioso para a sua organização? Já parou para pensar nisso? É certo que cada tipo de bem possui uma função estratégica e, por consequência, um valor agregado - mas é bastante nítido que dados e informações compõem um dos eixos basilares de uma empresa. Portanto, é fundamental que se cuide muito bem deles! Uma das principais ações que uma empresa pode desempenhar nesse sentido é a higienização de dados, que é um processo metodológico específico para bancos de dados complexos, com um certo número de variáveis e múltiplas entradas. Vamos conhecer então um pouco sobre esse método - e também quais os seus principais benefícios para as empresas?
Higienização de dados: validar e tratar
Conforme apontamos, a higienização de dados é um conjunto de metodologias que tem como objetivo validar e tratar informações em banco de dados. A ideia é que cada entrada de dados seja analisada e consolidada ou alterada, a depender do padrão adotado. Um exemplo bastante prático e comum é o de bancos de dados que contém nomes de pessoas, inseridos de maneira remota por usuários. É corriqueiro que, ao fazer um cadastro, o usuário escreve seu nome apenas com letras minúsculas ou todas maiúsculas (com o famoso “caps lock” ativado), fazendo com que cada registro apareça de uma forma. Isso também acontece com dados numéricos com formatação específica, como número de CPF. A higienização de dados trata exatamente desses problemas de adequação - ou seja, analisa cada registro e altera segundo normas de padronização previamente estabelecidas. Nesses procedimentos são alteradas letras maiúsculas/minúsculas e removidos espaços em branco, vírgulas desnecessárias, acentuação indevida, além de remover informações duplicadas.
O que ganham as empresas?
Higienizar bancos de dados pode ajudar a sua empresa a economizar muito com campanhas de e-mail marketing e mala direta, uma vez que o procedimento evita que sejam feitos disparos (que custam dinheiro) desnecessários para destinatários duplicados ou que nunca receberão sua mensagem. Além disso, uma base higienizada e bem administrada permite segmentar as campanhas de maneira muito mais eficiente, permitindo atingir públicos específicos com alto grau de precisão. Outro setor da empresa que ganha muito com a higienização de dados é o de telemarketing e atendimento. Informações precisas e completas ajudam a não perder tempo com as ligações e a oferecer melhores condições para o cliente, o que acaba gerando maior produtividade das campanhas e muito mais retorno em prospects e vendas. Se você, empresário, se identificou com algumas das situações que mostramos aqui e se interessou pelos métodos de higienização de dados, com certeza se encantará com os serviços que a DBios oferece! Navegue pelo nosso site, conheça o nosso portfólio e agente uma conversa conosco!