Estratégias de armazenamento, sincronia e backup na nuvem, por meio de soluções em nuvem, aprimoraram os processos e facilitaram o trabalho dos advogados e colaboradores do escritório.
Tecnologia não é uma abordagem usual quando falamos de escritórios de advocacia, que são tradicionalmente mais vinculados a procedimentos pouco automatizados e muitas vezes ainda calcados no uso da dupla papel e caneta. Apesar disso, a era da informação tem trazido bons ventos para o setor, e com eles resultados dignos de reverência.
Um exemplo perfeito para exemplificar essa tendência é a atuação da DBios com a Gioia e Associados Advocacia, um dos escritórios mais tradicionais da capital paulista, considerado referência em atuação jurídica e com tradição de mais de 25 anos. Após a implantação das soluções em tecnologia pela DBios, verificou-se de fato grande economia e aumento na segurança das informações - item que é crucial para atuação no ramo.
A demanda
Apesar de sempre antenado às novidades tecnológicas que surgem diariamente, Dr. Celso Gioia, presidente do escritório, reconhece o ritmo acelerado que o mercado impõe com relação às transformações do ambiente e, em função disso, procurou uma consultoria especializada para trabalhar essa transição com a estrutura de sua empresa e alinhar seus processos com as novas tendências de tecnologia.
Tendências essas que incluem, de forma ampla, maior segurança para as informações armazenadas e agilidade nos procedimentos. Nesse sentido, a demanda da Gioia orbitava todas essas questões, no intuito de melhorar sua estrutura de rede e a qualidade de vida dos colaboradores da empresa.
Uma questão importante abordada pela equipe da DBios foi uma demanda por maior flexibilidade e rapidez de acesso aos dados pelos profissionais do escritório, o que permitiria maior mobilidade e eficiência na gestão dos processos jurídicos. Tais aspectos são todos cobertos por soluções em ambiente de nuvem – como veremos adiante, nas soluções das necessidades levantadas.
Para o Gerente de TI da DBios, Henrique Ferrarese, um dos grandes desafios do case da Gioia foi alinhar as soluções disponíveis no mercado e no escopo da DBios às necessidades pontuais do escritório. “Procuramos desenvolver as melhores estratégias para atender às demandas e impactar minimamente na rotina de trabalho dos advogados e dos outros colaboradores da Gioia”, explica.
As soluções
Para atender à demanda da Gioia, foram utilizadas as premissas básicas do “cloud computing”, ou computação em nuvem. A primeira medida foi a aquisição de espaço de backup na nuvem, para que esta operação tão estratégica já ficasse totalmente blindada. Em seguida, foi implantada a solução Office 365 da Microsoft, cuja hospedagem em nuvem atendeu às expectativas e prerrogativas do cliente.
Dessa forma, foi feito o upload de todos os arquivos e dados do escritório para a nuvem da Microsoft o que permitiu a sincronização dessas informações com todos os equipamentos da empresa, bem como com os computadores residenciais de cada usuário, além de celulares, tablets e notebooks. Esse tipo de sincronização permite que o usuário acesse os arquivos remotamente de forma segura da mesma maneira que os acessa dentro da estrutura da empresa.
O resultado foi imediato: a partir dessa medida, os funcionários da Gioia ganharam acesso às informações da empresa a partir de dispositivos que possuam uma conexão simples com a internet, a qualquer momento, de qualquer lugar. Gestores e diretores podem, inclusive, conceder ou cassar acesso de usuários a determinados locais e diretórios dentro da estrutura de arquivos a partir de configurações simples e intuitivas, sem a necessidade de acionar uma equipe de TI, garantindo maior autonomia e agilidade.
“Trabalhamos também o envolvimento e integração dos usuários com o novo sistema, orientando sobre seu funcionamento e melhores práticas”, destaca Dijalma dos Santos, Diretor da DBios, reforçando o cuidado que a empresa empreendeu com os funcionários da Gioia, no intuito de impactar de maneira minimizada o dia a dia de trabalho do escritório.
Missão cumprida é cliente satisfeito
Todo o processo foi acompanhado e teve o aval do Dr. Celso Gioia, presidente do escritório e grande entusiasta das transformações tecnológicas pelas quais passaram sua empresa. Dr. Gioia chegou até a DBios por meio de uma indicação de um cliente, e se mostra muito satisfeito: “Alcançamos a segurança nas informações e na continuidade do serviço, bem como a possibilidade de fazer ‘home office’ com eficiência”, destaca.
Além disso, Dr. Gioia reconhece que, uma transformação desse tipo traz benefícios que vão muito além do que é visível no cotidiano profissional. “O home office traz economia de gastos com transporte e outros, como tempo de deslocamento, aumentando a qualidade de vida”, reforça.
Não existe sentimento mais gratificante para uma empresa como a DBios do que um cliente que não ficou apenas satisfeito com as soluções implantadas, mas sim se torna um verdadeiro “case”. É o caso da Gioia e Associados Advocacia, e pode ser o de muitos outros ainda.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]