A chamada “Era da Informação”, que vivemos atualmente, não tem esse nome à toa.
O conhecimento de um certo dado, por mínimo que seja, pode ser vital para fechar um grande negócio ou conquistar um cliente estratégico. Por isso, empresas e organizações devem manter seus dados sempre bem guardados e atualizados - principalmente o cadastro de clientes.
Junte a isso a necessidade de se manter um relacionamento transparente e positivo com sua base de clientes e temos uma real necessidade de atenção e investimento nesse aspecto, fazendo com que o cadastro de clientes seja considerado um dos principais e mais estratégicos ativos de uma empresa.
Por que manter o cadastro de clientes atualizado?
Um banco de dados com centenas ou milhares de informações sobre clientes possui data de validade. Como assim? Uma pessoa pode mudar de endereço, telefone ou e-mail algumas poucas vezes na vida, mas imagine essa proporção em um universo de 20 mil pessoas. Quantas mudanças acontecem em pouco espaço de tempo? Esse é um dos principais motivos pelos quais é necessário manter um cadastro de clientes atualizado.
Vamos conhecer mais alguns motivos e benefícios que sua empresa conquista ao manter atualizado o cadastro de seus clientes?
- Atendimento de qualidade e personalizado
Muitas empresas hoje apostam em um relacionamento personalizado com seus clientes - ou seja, ações pontuais que levam em consideração aspectos pessoais e únicos de cada um dos seus clientes. Uma das principais ações nesse sentido é oferecer produtos e benefícios alinhados à necessidade individual de cada cliente, feitas por meio de atendimento único e personalizado. Tudo isso se torna possível somente por meio de informações sempre atualizadas em um banco de dados de clientes.
- Campanhas com resultados mais precisos e eficientes
Campanhas de marketing possuem um componente essencial, que é o público-alvo. Este, quanto mais específico for, maiores as chances de sucesso da campanha. Nesse sentido, é importante que as informações sobre os clientes constantes do banco de dados sejam variadas e precisas - algo possível apenas com uma política de atualização constante dessas informações.
- Diminuição da inadimplência
Um dos fatores que mais contribui para altos índices de inadimplência em uma empresa é a imprecisão dos dados dos clientes devedores. Isso acontece porque os instrumentos de cobrança - faturas, boletos, e-mails e ligações - não atingem seus destinatários, fazendo com que os valores fiquem pendentes e a empresa no prejuízo. Um banco de dados de clientes que seja sempre atualizado ajuda a minimizar esse impacto.
- Como manter o cadastro de clientes sempre atualizado?
Uma das principais ferramentas utilizadas para esse fim é o call center, que promove ações ativas de atualização e higienização de dados dos clientes. O serviço de call center da DBios, por exemplo, possui em seu escopo essa e muitas outras atividades altamente estratégicas e essenciais para uma empresa.
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