Novidades
Gestão de TI

Você sabe o que é Ransomware? Ele pode trazer grandes dores de cabeça para sua empresa

Postado em 01/03/2019

A popularização da internet e dos meios informatizados trouxeram avanços inegáveis para o mercado e para o meio corporativo, mas com eles também vieram ameaças que jamais pensaríamos cinquenta anos atrás. Estamos falando dos vírus, esses pequenos softwares maliciosos, codificados por criminosos, que são capazes de causar grandes estragos e prejuízos incalculáveis para qualquer organização. O foco de nossa conversa hoje é um tipo específico de vírus, que possui alto poder de alcance e de destruição: os Ransomwares, um tipo de malware que infecta os arquivos do hospedeiro, criptografando-os e deixando-os indisponíveis para seu proprietário. Na prática, o Ransomware “sequestra” os dados de uma pessoa, que serão liberados apenas mediante pagamentos de resgate. Assustador, não é mesmo? Foi pensando na gravidade desse tipo de situação que separamos algumas informações essenciais para você se prevenir e não sofrer prejuízos.

Como um Ransomware infecta os computadores?

Um Ransomware chega a um computador pelo mesmo meio que a maioria dos vírus: anexos não verificados de e-mail, downloads a partir de sites não confiáveis, ou até mesmo pelo acesso a um site que se presume confiável, mas que possui uma “roupagem” de disfarce. Ao infectar um computador, o Ransomware inutiliza total ou parcialmente suas funções, seja bloqueando o acesso à tela ou criptografando os arquivos que se encontram no disco. Quando isso acontece, o usuário recebe uma mensagem de aviso na tela, já com as informações sobre como proceder para pagar o resgate e ter seu computador e seus dados de volta.

Que sistemas estão vulneráveis a um Ransomware?

Já existem relatos de infecção em praticamente todos os sistemas: Windows, MacOS, Linux e até mesmo Android. Por se tratar de um tipo de vírus com características bastante maleáveis e adaptativas, é possível codificar diversas versões, cada uma voltada para um sistema diferente.

Como proceder em caso de infecção por um Ransomware?

A primeira coisa é desligar o computador e avisar as autoridades. Embora seja difícil que consigam investigar e punir os responsáveis a tempo, a Polícia Federam vem melhorando seus procedimentos com relação a cyber crimes, e dados estatísticos são sempre importantes. Depois, você deverá fazer uma varredura do sistema para identificar o vírus e descontaminar a sua máquina. Isso deve ser relativamente simples, embora você ainda não consiga de volta seus arquivos sequestrados. Por isso é essencial que você tenha sempre um backup dos seus arquivos mais importantes! Somente em último caso você deve considerar pagar o resgate e recuperar o acesso que lhe foi sequestrado.

Como posso prevenir meus sistemas contra o ataque de um Ransomware?

Algumas ações básicas podem prevenir que vírus em geral infectem as máquinas de sua empresa. Siga: - Mantenha sempre os sistemas operacionais, antivírus e firewall atualizados; - Jamais clique em um link cuja procedência seja desconhecida ou duvidosa; - Mantenha ativos recursos de restauração de sistema; - Crie e mantenha um backup do seu sistema e dos arquivos mais importantes. Em paralelo, você pode navegar aqui, no portal da DBios, e conhecer nossas principais soluções em gestão de TI para a sua empresa, seja ela de qualquer tamanho e com quaisquer necessidades. Agende um encontro conosco!


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS