Novidades
Gestão de Dados

A padronização de dados pode aumentar os resultados de vendas da sua empresa

Postado em 05/07/2022

Os dados, para as empresas, são a alma do negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Afinal, por meio de sua coleta e a partir de suas análises, será possível elaborar estratégias assertivas.  Você sabia que o preenchimento de cadastros online com nome, número de telefone e e-mail, é uma maneira de oferecer seus dados pessoais para que as empresas analisem seu comportamento?   Existem muitas maneiras de as empresas obterem os dados do seu público, seja por meio de plataformas como o Google analytics ou ainda a partir da disponibilização de páginas cadastrais onde os usuários podem fornecer seus dados pessoais. Sejam eles campanhas que ofereçam amostras de grátis, newsletters ou ainda por meio do envio de cupons promocionais, por exemplo. Desta maneira, as instituições conseguem obter informações como o nome completo do cliente, número do CEP residencial e até mesmo endereço de e-mail e número de telefone. Estes são dados que poderão ser utilizados de modo a estudar o comportamento do público.   Contudo, é importante ressaltar que, para que o banco de dados de uma empresa desempenhe a sua função corretamente, ou seja, armazene os dados, o mesmo deve manter um padrão de modo a evitar a desorganização das informações.  Você já imaginou a quantidade de caracteres que um banco de dados recebe diariamente? O fato é que com isso, nem sempre a digitação ocorrerá perfeitamente e ainda poderão existir outros problemas, como:     1- Duplicidades cadastrais;  2- Erros de digitação;  3- Números e letras com a formatação inadequada.     Dessa maneira, dentre as consequências que estes erros podem acarretar, é possível citar a diminuição da produtividade, a falta de estratégias e ainda a perda de assertividade na tomada de decisões.    

A importância da padronização dos dados 

Por meio de uma simples ficha cadastral, situada em um site ou blog, que contenha o endereço eletrônico (e-mail), CEP, número de telefone e CPF, logo, será possível obter informações como a localização do seu público-alvo e o seu comportamento de compra, por exemplo. Dados estes que podem ser aplicados em estratégias que visam aumentar o número de vendas, melhorar a geração de leads ou obter o reconhecimento da marca no mercado.   Contudo, como citado há pouco, quando o banco de dados encontra-se desorganizado ou ainda desatualizado, todas as informações obtidas se perdem, visto que para utilizá-las corretamente, é necessário que as mesmas estejam devidamente organizadas.   A padronização dos dados, como o próprio nome sugere, é responsável por padronizar todas as informações captadas em um banco de dados e ainda organizá-las. Existem, inclusive, muitas empresas que solicitam que seus profissionais realizem essa função manualmente, contudo, logo sentem sua produtividade altamente afetada, uma vez que, um colaborador que até então estava direcionado a uma determinada atividade, deve agora focar em outra totalmente diferente.     

Os principais benefícios que a padronização de dados pode oferecer para as empresas  

Agora que você compreendeu um pouco mais a respeito da padronização dos dados, está na hora de conhecer quais são os benefícios que a terceirização deste serviço pode oferecer para as empresas, veja:    

1-A melhora do processo das vendas: 

Supondo que a estratégia adotada por uma empresa seja promover o aumento da venda de um determinado produto, desta forma, por meio da análise dos dados coletados, logo, será possível compreender o comportamento do público e então elaborar uma estratégia eficiente para a realização deste objetivo.    

2-O aumento da produtividade: 

Como citado acima, deslocar um colaborador de sua função habitual para que o mesmo padronize os dados manualmente, seria uma perda na produtividade. Por isso, a terceirização do serviço de padronização dos dados aumentaria a produtividade da equipe.     

3-A tomada de decisões estratégias assertivas: 

Por meio da análise dos dados é possível tomar decisões assertivas, isso porque estas informações funcionam como um “norte” e podem guiar a empresa para o caminho certo.    

4-A melhora na análise dos dados da empresa: 

Sabe-se que a coleta de dados é essencial para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Assim, a sua padronização visa facilitar a compreensão e o entendimento destas informações.     O fato é que empresas que sabem usar as informações coletadas, logo obtém resultados positivos, afinal, para saber vender, deve-se conhecer o comportamento do público e, estas informações são coletadas por meio dos dados.    Portanto, neste artigo você pode compreender de que maneira a coleta dos dados para a obtenção de informações é válida para as empresas e ainda a importância destes dados estarem devidamente atualizados e por fim, organizados. Pode conferir também que o serviço de padronização de dados, como o próprio nome sugere, visa padronizá-los de modo a deixá-los prontos para uso. Por meio da captação das informações pessoais sobre o público, será possível adotar estratégias assertivas. Além disso, dentre as vantagens estão a prospecção de clientes, a geração de novas campanhas e ainda a tomada de decisões assertivas de modo a potencializar os resultados obtidos pela empresa!   O que você está esperando para investir na padronização dos dados da sua empresa? Conte conosco!    


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS