Qualquer empresa, enquanto organização de pessoas que desempenham uma atividade-fim, gera informação na forma de documentos e arquivos digitais, das mais variadas naturezas, tamanhos e quantidades. Informação essa que precisa estar disponível para pessoas e setores estratégicos da empresa, que a utilizarão em suas atividades. Diante desse cenário, como promover esse compartilhamento de informações de forma segura, rápida e que atenda às necessidades dos setores internos e da empresa como um todo? A resposta é: a instalação de um servidor de arquivos.
Servidor de arquivos - O que é?
Apesar da nomenclatura técnica, um servidor de arquivos é nada mais do que um computador conectado a uma rede que funciona única e exclusivamente como local de armazenamento de arquivos. Por estar conectado à rede corporativa, qualquer funcionário com acesso a essa rede pode ter acesso a esses arquivos, por meio de autenticação via usuário e senha. Também é possível designar “perfis” a contas de usuários, com permissões diferentes - por exemplo, permitir aos colaboradores de um departamento acesso apenas a determinados arquivos e pastas, bem como possibilidade de leitura, edição e deleção de arquivos. Em termos gerais e não técnicos, um servidor de arquivos é um computador um pouco mais “robusto” do que as máquinas com que lidamos no dia a dia. Isso acontece por conta do alto número de processos com que o sistema precisa lidar, bem como o alto fluxo de informações sendo gravados e lidos ao mesmo tempo em suas unidades de armazenamento.
Servidor de arquivos - quais os benefícios?
Há uma série de benefícios que promovidos pela implantação de um servidor de arquivos conectado a uma rede organizacional - veja alguns: Organização dos arquivos: Com a centralização do armazenamento dos arquivos, fica muito mais fácil organizar todo o acervo digital da empresa, separando por área, departamento e até mesmo por coleção pessoal. Essa organização facilita inclusive a realização de auditorias - e, claro, diminuem as chances de problemas. Proteção via backup: Um servidor de arquivos pode ser programado para fazer backups diários (ou em qualquer frequência) das últimas versões dos arquivos que nele constam. Isso traz muito mais tranquilidade para que os colaboradores trabalhem com a certeza de que tudo pode ser recuperado com facilidade. Segurança: Informações valiosas, sensíveis e estratégicas podem ficar seguras em servidores de arquivos, pois além de ser possível controlar o acesso a estes dados (conforme falamos anteriormente sobre permissões de usuários), o sistema pode vir munido de antivírus e firewall que diminuam de forma significativa a possibilidade de invasões e vazamentos. Agilidade: Com todo o sistema de pastas e arquivos organizados em uma hierarquia única e compartilhada, o acesso a qualquer informação por parte de qualquer funcionário fica muito mais rápido. Falar em tecnologia corporativa é falar sobre as melhores soluções para as empresas - incluindo estruturas de hardware e de sistemas de gestão, como os servidores de arquivos. A DBios é uma empresa especialista nesse tipo de solução, que está sempre de portas abertas a você, empresário, que busca inovar! Entre em contato conosco!