Novidades
Gestão de Dados

Saiba o que é BPO e conheça os benefícios para sua empresa

Postado em 15/07/2019

Já não é mais segredo para ninguém que vivemos hoje em um ambiente de mercado que apresenta níveis cada vez mais altos de complexidade, concorrência e competição - em todos os nichos e setores possíveis e imagináveis. Nesse contexto, é muito importante que uma empresa concentre seus principais recursos de produção e entrega naquilo em que é mais forte e se propõe a fazer de forma especial. Mas e as outras rotinas empresariais, como ficam? De fato, uma empresa não sobrevive apenas do talento e da sua força de produção principal. Finanças, pessoal, logística e estrutura são áreas dentro de uma organização que possuem papel fundamental em toda a sua dinâmica e na conquista do sucesso. Para resolver esse problema, basta uma sigla de três letras - simples, mas muito funcional. O BPO (Business Process Outsourcing) é uma estratégia que vem sendo adotada com resultados bastante positivos por muitas empresas mundo afora, permitindo que mantenham o foco no seu “core business”.

Explicando o BPO - Business Process Outsourcing

Em uma tradução livre, BPO - ou Business Process Outsourcing - significa algo como “processos de negócios terceirizados”. Na prática, o termo corresponde bem à realidade: trata-se de uma estratégia de terceirização de alguns serviços e atividades dentro de uma organização. A intenção do BPO é justamente essa: “delegar” a realização de atividades que toda empresa tem que desempenhar, mas que não necessariamente fazem parte de seu escopo principal. Quem passa a atender essas demandas são empresas especialistas nessas áreas dadas como essenciais dentro das organizações, como finanças, recursos humanos, marketing, logística e tecnologia, bem como serviços de suporte, como transporte, limpeza e manutenção predial. Podemos hoje constatar um movimento crescente de empresas que adotam estratégias de terceirização, ou BPO - não porque querem “se livrar” das obrigações, mas sim porque cresceram, ganharam mercado e se veem na necessidade de alocar seus principais ativos para garantir a excelência do negócio. E, claro, se destacar no denso caldo do mercado!

Quais os benefícios do BPO - Business Process Outsourcing?

O primeiro e mais claro benefício do BPO, que já mencionamos neste artigo, é a possibilidade de concentrar todos os esforços no que a empresa sabe fazer de melhor, tornando-se mais competititiva. Além deste, há outras vantagens adjacentes. As atividades terceirizadas, por exemplo, estarão nas mãos de quem realmente entende do assunto e possui muito know-how para atuar de maneira eficiente. Além disso, a estratégia promove boa economia, pois deixa os processos essenciais mais eficientes e permite uma folha de pagamento mais enxuta. Uma tendência verificada atualmente é a opção pela terceirização das atividades tecnológicas das organizações. Estruturas de rede, sistemas, processos computacionais e outros tipos de elementos estão sendo administrados por empresas terceirizadas, que são verdadeiros parceiros e conhecem a fundo as necessidades e características da empresa contratante. É esse o caso da DBios, que possui uma ampla gama de serviços de terceirização de gestão tecnológica, ajudando empresas a trilhar seus caminhos no mercado de forma eficiente, segura e com todo o suporte. Interessou? Entre em contato conosco e agende uma conversa!


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS