Novidades
Gestão de TI

Servidor corporativo: você sabe o que é e para que serve?

Postado em 26/09/2019

Que uma empresa hoje praticamente não sobrevive sem o auxílio da computação, todos já sabemos na pele. Mas existe um nível “acima” da simples utilização de computadores para processar textos e planilhas em um contexto corporativo: é o uso do servidor, máquina com alto poder de armazenamento e processamento, alocada para executar tarefas extensas e complexas. E justo por conta dessa complexidade é que os servidores são o objeto de muitas dúvidas e incertezas por parte de gestores corporativos. O que são? Para que servem? Nosso objetivo, com esse artigo, é procurar sanar todas essas dúvidas e mostrar o real potencial do uso de servidores em ambientes corporativos.

Servidor - o que é e para que serve?

O servidor é um computador “especial”, mais robusto e com maior poder de processamento, que fornece serviços diversos a uma rede de computadores conectadas a ele. Geralmente é utilizado para demandas específicas de empresas, que necessitam de alto poder computacional e de armazenamento. Por se tratar de uma ferramenta bastante versátil, um servidor pode ser utilizado de muitas maneiras no âmbito organizacional. Como nossa proposta com este artigo é fornecer um panorama básico sobre suas funções, listamos abaixo três atividades muito comuns atribuídas a servidores. Acompanhe!

Servidor de arquivos

Trata-se de uma função básica e muito útil no ambiente de trabalho. Ao invés de enviarmos arquivos para nossos colegas de equipe e gestores a todo momento que houver mudanças e alterações, basta salvar esses mesmo arquivos na rede - ou seja, no servidor. Assim, todos os usuários terão acesso de leitura e alteração do arquivo, desde que essas funções estejam habilitadas para tais usuários. Esse mecanismo encontra todo o seu potencial em planilhas de controle numérico/financeiro.

Backup de informações

Dados e informações vitais para a empresa podem ser armazenados em um servidor dedicado. Essa estratégia evita desperdício de espaço ao dispensar o uso de mídias externas, como HDs, pen drives e DVDs, e também agrega maiores níveis de segurança.

Controle de usuários

Uma rede configurada corretamente em um servidor permite a criação e o gerenciamento de múltiplos usuários, que podem ter diferentes níveis de acesso. Uma das principais funções é controlar as atividades de cada colaborador, evitando que a rede e as conexões com a internet sejam utilizadas de maneira que fuja do escopo das atividades corporativas. Outro aspecto positivo do controle de usuários em um servidor é a integração de sistemas e softwares entre todos os colaboradores habilitados, o que facilita muito o trabalho em equipes e agiliza boa parte dos processos internos. Existem muitas outras funções que podem ser atribuídas a um servidor alocado em uma empresa, e cada vez mais surgem com o avanço das tecnologias. Para saber mais, entre em contato com a DBios e agende uma conversa! Procuraremos entender suas necessidades para oferecer o melhor serviço!   Clique aqui e conheça nossas soluções de TI


Veja mais Novidades
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS